Fazendeiro é multado em R$ 10 mil por criar antas em cativeiro

Segundo o proprietário, há tempos ele mantinha os animais em uma área cercada na fazenda

Luis Gustavo, Da Redação


Dois animais silvestres da espécie Tapirus terrestres (anta) foram apreendidos pela PMA (Polícia Militar Ambiental) e por Policiais Militares da unidade de Costa Rica, na terça-feira (29), em uma fazenda.

As antas foram vistas em um cercado próximo à sede da propriedade por Policiais Militares, quando acompanhavam um oficial de justiça para cumprimento de mandado judicial na fazenda. Imediatamente eles acionaram à Polícia Militar Ambiental que foi ao local.

Segundo o proprietário, há tempos ele mantinha os animais em uma área cercada na fazenda. Ele foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil e responderá por crime ambiental de manter animal silvestre ilegalmente em cativeiro, que prevê pena de seis meses a um ano e meio de detenção. A pena é aumentada de seis meses, tendo em vista que a anta consta da lista de espécies em extinção.

A Polícia Militar Ambiental autuou o infrator, de 59 anos, residente em Costa Rica, e o multou de R$ 10 mil. Os dois animais foram apreendidos e ficaram no local para avaliação de veterinários, para posterior providências de soltura na natureza.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!